Voltar

BCE anuncia que a inflação da zona euro atinge estabilidade desejada

22 de agosto, 2025

A inflação da zona euro manteve-se em Julho nos 2%, valor que corresponde exatamente à meta de estabilidade de preços definida pelo Banco Central Europeu - BCE. De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, é já o segundo mês consecutivo em que a taxa homóloga se mantém nesse nível, sinalizando um regresso à normalidade após anos de forte pressão inflacionista.

Também a inflação subjacente, que exclui energia e alimentos frescos, estabilizou em 2,3%, repetindo os valores de maio e junho. O principal impulso veio dos serviços, responsáveis por 1,46 pontos percentuais da taxa final, apesar de registarem uma ligeira desaceleração, para 3,2%.

O resultado reforça a expetativa de que o BCE poderá dispor de maior margem para manter uma política monetária mais equilibrada, num contexto em que a estabilidade de preços é vista como um fator-chave para a recuperação económica da União Europeia.

Este é um dado importante que irá pesar na decisão do «board» do BCE quando este reunir a 10 e 11 de setembro para decidir se vai manter ou baixar as taxas de juro de referência.