13,2 mil jovens já beneficiaram da garantia pública no crédito à habitação até julho
3 de setembro, 2025
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), em julho, foram celebrados 2,4 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente com garantia do Estado, num total de 475 milhões de euros. Estes contratos representaram 45,6% dos contratos e 46,8% do montante contratado por jovens até aos 35 anos para a mesma finalidade. Relativamente ao mês anterior, o número de contratos com garantia do Estado aumentou 6,1%, e o montante contratado cresceu 6,5%.
Nos primeiros sete meses deste ano, foram celebrados 13,2 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente ao abrigo do regime de garantia do Estado, num montante total de 2,5 mil milhões de euros. O BdP salienta que estes contratos representaram 38,7% do número de contratos e 41,0% do total do montante contratado, no mesmo período, por jovens até aos 35 anos.
O Banco Central avança ainda que no total do crédito concedido até julho pelo sistema financeiro para aquisição de habitação própria e permanente, os contratos com garantia pública representaram 21,2% do número de contratos e 24,2% do montante total de crédito concedido.
No final de julho, estavam utilizados 32,1% (348 milhões de euros) do montante total atribuído pelo Estado para garantia no âmbito deste regime.
As regiões do Alentejo e da Lezíria do Tejo, foram as que apresentaram o maior número de imóveis adquiridos com garantia do Estado no total dos imóveis adquiridos por jovens para habitação própria e permanente, o menor na Grande Lisboa e na Região Autónoma da Madeira.