Crédito à habitação concedido a mutuários com um perfil de risco elevado diminuiu em 2024

1 de abril, 2025

Em 2024, as instituições de crédito continuaram a respeitar as orientações relativas ao rácio DSTI, ao rácio loan-to-value (LTV), à maturidade do crédito à habitação e ao consumo, bem como aos pagamentos regulares de capital e juros, revela o Banco de Portugal (BdP) no seu relatório anual de acompanhamento das medidas macroprudenciais em Portugal, relativo ao seu cumprimento no ano transato.

O documento indica que o crédito à habitação concedido a mutuários com um perfil de risco elevado diminuiu, refletindo uma melhoria sustentada no perfil de risco. Em 92% dos novos contratos de crédito à habitação e consumo, os mutuários apresentaram um rácio DSTI igual ou inferior a 50%. As medidas fiscais e o regime de garantia do Estado dirigidas a mutuários com até 35 anos de idade, instituídas em 2024, poderão pressionar a maturidade média da carteira e conduzir a um ligeiro incremento nos rácios LTV e DSTI.

O Banco Central revela ainda que as medidas macroprudenciais implementadas têm sido eficazes na mitigação das fontes de risco sistémico e no fortalecimento da resiliência do sistema financeiro em Portugal. “O Comité Europeu do Risco Sistémico (CERS) reconhece que os instrumentos adotados - a Recomendação e as medidas de capital - são adequados e suficientes para mitigar as fontes de risco sistémico relacionados em particular com riscos e vulnerabilidades no mercado imobiliário residencial e absorver a materialização destes riscos em Portugal”, lê-se no comunicado do BdP.

De referir que este relatório analisa a implementação da Recomendação dirigida às instituições de crédito, relativa aos novos créditos à habitação e ao consumo celebrados com particulares, e a avaliação das medidas de capital, adotando um âmbito de análise mais amplo do que em anos anteriores. Esta evolução proporciona uma visão mais integrada das medidas macroprudenciais em Portugal, permitindo um acompanhamento mais completo do seu impacto e eficácia.