BCE baixa taxas de juro em 25 pontos base.

7 de março, 2025

O Banco Central Europeu - BCE baixou as taxas de juro em 25 pontos base, sendo a sexta redução consecutiva desde que iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024, considerando que o "processo desinflacionista está bem encaminhado".

Em comunicado, o BCE refere que "a inflação continuou a evoluir globalmente em consonância com as expectativas dos nossos especialistas e as projeções mais recentes estão em estreito alinhamento com as anteriores perspetivas de inflação”. O banco central avança ainda que as perspetivas são agora de que a inflação global se situe em 2,3% em 2025, 1,9% em 2026 e 2% em 2027.

De acordo com o BCE, a taxa de inflação para 2025 foi revista em alta devido a "uma dinâmica mais forte dos preços dos produtos energéticos".

As taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de depósito, às operações principais de refinanciamento e à facilidade permanente de cedência de liquidez vão ser reduzidas para, respetivamente, 2,50%, 2,65% e 2,90%.

Prevê-se uma estabilização das taxas de juro

Esta mexida do BCE na taxa de juro deverá ser provavelmente das últimas a realizar nos próximos tempos, pois não é expectável que desça muito mais em função da evolução que se espera na inflação.

Comparativamente com dezembro de 2024, o valor de avaliação subiu 1,6%, registando o Oeste e Vale do Tejo a maior subida (2,1%) e a Região Autónoma dos Açores a maior descida (-1,7%). O valor mediano dos apartamentos T1 desceu 13 euros, para 2 482 euros/m2, tendo os T2 subido 37 euros, para 2 043 euros/m2, e os T3 aumentado 24 euros, para 1 766 euros/m2. No seu conjunto, estas tipologias representaram 92,1% das avaliações de apartamentos realizadas no período em análise.

Trata-se de um dado importante na hora de comprar casa. Com a oferta que os Bancos têm atualmente em diferentes regimes de crédito, há alguns casos em que não há muitas diferenças na prestação do financiamento entre os regimes de Taxa Variável e de Taxa Fixa, a não ser a tranquilidade que a taxa fixa pode trazer se for esperada uma estabilização das taxas de juro por parte do BCE.